1. Home
  2. Grafana
  3. Conceitos Básicos sobre Grafana – Glossário

Conceitos Básicos sobre Grafana – Glossário

Este documento é uma introdução “de baixo para cima” para os conceitos básicos do Grafana e pode ser usado como ponto de partida para se familiarizar com os principais recursos.

Fonte de Dados

O Grafana suporta muitos back-ends de armazenamento diferentes para seus dados de séries temporais (Data Source). Cada fonte de dados tem um Editor de Consultas específico, personalizado para os recursos e capacidades que a Fonte de Dados em particular expõe.

A linguagem de consulta e os recursos de cada fonte de dados são obviamente muito diferentes.Você pode combinar dados de várias fontes de dados em um único painel, mas cada painel está vinculado a uma fonte de dados específica pertencente a uma organização específica.

Organização

O Grafana suporta múltiplas organizações para suportar uma ampla variedade de modelos de implementação, incluindo o uso de uma única instância do Grafana para fornecer serviço a várias organizações potencialmente não confiáveis.

Em muitos casos, o Grafana será implantado com uma única organização.

Cada organização pode ter uma ou mais fontes de dados.

Todos os painéis são de propriedade de uma organização específica.

Nota: É importante lembrar que a maioria dos bancos de dados de métrica não fornece nenhum tipo de autenticação de série por usuário. Portanto, no Grafana, Fontes de dados e painéis estão disponíveis para todos os usuários de uma organização específica.

Do utilizador

Um usuário é uma conta nomeada no Grafana. Um usuário pode pertencer a uma ou mais Organizações e pode receber diferentes níveis de privilégios por meio de funções.

O Grafana suporta uma ampla variedade de formas internas e externas para os usuários se autenticarem. Estes incluem a partir de seu próprio banco de dados integrado, de um servidor SQL externo ou de um servidor LDAP externo.

Linha

Uma linha é um divisor lógico em um painel e é usada para agrupar painéis.

Linhas são sempre 12 “unidades” de largura. Essas unidades são escaladas automaticamente de acordo com a resolução horizontal do seu navegador. Você pode controlar a largura relativa dos Painéis dentro de uma linha definindo sua própria largura.

Nós utilizamos uma abstração de unidade para que o Grafana pareça ótimo em todas as telas, pequenas e grandes.

Nota: Com a funcionalidade MaxDataPoint, o Grafana pode mostrar a quantidade perfeita de pontos de dados, independentemente da sua resolução ou intervalo de tempo.

Utilize a funcionalidade Repetindo Linhas para criar ou remover dinamicamente Linhas inteiras (que podem ser preenchidas com Painéis), com base nas variáveis ​​de Modelo selecionadas.

As linhas podem ser recolhidas clicando no título da linha. Se você salvar um painel com uma linha recolhida, ele será salvo nesse estado e não pré-carregará esses gráficos até que a linha seja expandida.

Painel

O painel é o bloco básico de visualização em Grafana. Cada Painel fornece um Editor de Consultas (depende da Fonte de Dados selecionada no painel) que permite extrair a visualização perfeita para exibir no Painel, utilizando o Editor de Consultas.

Há uma grande variedade de opções de estilo e formatação que cada painel expõe para permitir que você crie a imagem perfeita.

Painéis podem ser arrastados, soltos e reorganizados no Dashboard. Eles também podem ser redimensionados.

Existem atualmente cinco tipos de painéis: Graph , Singlestat , Dashlist , Table e Text.

Painéis como o painel Gráfico permitem que você faça o gráfico de quantas métricas e séries desejar. Outros painéis como o Singlestat exigem uma redução de uma única consulta em um único número. Dashlist e Text são painéis especiais que não se conectam a nenhuma fonte de dados.

Os painéis podem ser dinamizados com a utilização de sequências de variáveis ​​do modelo do painel de controle dentro da configuração do painel (incluindo consultas à sua fonte de dados configurada por meio do Editor de consultas).

Utilize a funcionalidade do painel de repetição para criar ou remover dinamicamente painéis com base nas variáveis ​​de modelagem selecionadas.

O intervalo de tempo em Painéis é normalmente o que é definido no seletor de tempo do Painel, mas isso pode ser substituído por meio de substituições de tempo específicas do painel .

Os painéis (ou um painel inteiro) podem ser compartilhados facilmente de várias maneiras. Você pode enviar um link para alguém que tenha um login no seu Grafana. Você pode usar o recurso Instantâneo para codificar todos os dados atualmente visualizados em um documento JSON estático e interativo; é muito melhor do que enviar uma captura de tela por e-mail!

Editor de Consulta

O Editor de Consultas expõe os recursos da sua Fonte de Dados e permite consultar as métricas que ela contém.

Use o Editor de Consultas para construir uma ou mais consultas (para uma ou mais séries) em seu banco de dados de séries temporais. O painel será atualizado instantaneamente, permitindo que você explore efetivamente seus dados em tempo real e crie uma consulta perfeita para esse Painel em particular.

Você pode utilizar variáveis ​​de modelo no Editor de Consultas nas próprias consultas. Isso fornece uma maneira poderosa de explorar dados dinamicamente com base nas variáveis ​​de modelo selecionadas no painel.

O Grafana permite referenciar consultas no Editor de Consultas pela linha em que estão. Se você adicionar uma segunda consulta ao gráfico, poderá fazer referência à primeira consulta simplesmente digitando #A. Isso fornece uma maneira fácil e conveniente de criar consultas compostas.

Painel de Controle

O Dashboard é onde tudo vem junto. Os painéis podem ser considerados como um conjunto de um ou mais painéis organizados e organizados em uma ou mais linhas.

O período de tempo do painel pode ser controlado pelo seletor de tempo do painel, no canto superior direito do painel.

Os painéis podem utilizar o tema para torná-los mais dinâmicos e interativos.

Os painéis podem utilizar Anotações para exibir dados de eventos nos Painéis. Isso pode ajudar a correlacionar os dados da série temporal no Painel com outros eventos.

Painéis (ou um painel específico) podem ser compartilhados facilmente de várias maneiras. Você pode enviar um link para alguém que tenha um login no seu Grafana. Você pode usar o recurso Instantâneo para codificar todos os dados atualmente visualizados em um documento JSON estático e interativo; é muito melhor do que enviar uma captura de tela por e-mail!

Os painéis podem ser marcados e o seletor do painel fornece acesso rápido e pesquisável a todos os painéis de uma organização específica.

Updated on July 25, 2019

Was this article helpful?