1. Home
  2. Configuring
  3. OpMon
  4. Reports
  5. Criando relatórios Customizados em JasperStudio

Criando relatórios Customizados em JasperStudio

Objetivo

Demonstrar como criar um relatório Customizado para o OpMon no JasperStudio.

Público-alvo

Administradores e usuários que desejam criar relatórios customizados.

Requisitos

    • Ter realizado o treinamento básico do OpMon;
    • Ter o JasperStudio instalado na versão 6.0.4, clique aqui para ser direcionado para a área de download;
    • Conhecimentos em programação Java;
    • Conhecimentos em Xpath.

Criando

Utilizaremos neste tópico o XML gerado de um relatório de Capacidade/Performance.

  • Para saber como gerar XML a partir  de um relatório de Capacidade/Performance clique aqui,
  • Para saber como gerar um XML a partir de um relatório de Disponibilidade clique aqui.

ATENÇÃO: Antes de começar a criação do relatório, na seção 4.1 realize o download do arquivo XML que será usado neste post.

1) O primeiro passo a fazer é criar um novo projeto, para isto, abra o JasperStudio, e em seguida vá em “File > New > Project“.

2) A seguir, selecione a opção JasperReports Project, conforme demonstrado na imagem abaixo, e em seguida clique no botão Next:

3) Nesta tela será criado o nome do projeto, então insira na caixa de texto e clique em finish, como é demonstrado a seguir:
Dica: O nome utilizado nesta etapa, será o nome exibido no OpMon,  e também o mesmo utilizado na criação do Data Adapter, portanto atente-se ao nome escolhido.

4) Após este passo, é possível ver na aba Project Explorer que o nosso projeto está criado corretamente, como mostra a tela abaixo:

4.1) ATENÇÃO: Antes de prosseguirmos com a criação do Data Adapter, realize o download do arquivo XML que será usado neste post, para isto clique aqui.
Após realizar o download, salve o mesmo dentro do diretório:

  • Windows: C:\Users\seu_usuario\JaspersoftWorkspace\relatorio_teste
  • Linux: /home/seu_usuario/JaspersoftWorkspace/relatorio_teste

5) Agora iremos prossegui com a criação da nossa fonte de dados, para isto selecioaremos a aba Repository Explorer, e iremos clicar no ícone Create Data Adapter, como é demonstrado a seguir:

6) Iremos agora selecionar como fonte de dados a opção XML Document, e após selecionar esta opção, clique em Next.

7) Nesta etapa, iremos dar nome ao Data Adapter. e também iremos selecionar o arquivo XML que será usado para gerar o relatório, como demonstrado abaixo:
É necessário também selecionar a opção “Use the report Xpath expression when filling the report”

7.1 ) Sugerimos que valide se o XML contém erros, clicando no botão Test, caso não existam erros será exibida uma tela com a mensagem: Successful, como na imagem abaixo:

7.2 ) Agora clique em Finish para finalizar a criação do Data Adapter.

8) Agora que já temos o Projeto e o Data Adapter criados, iremos criar o corpo do relatório, para isto iremos clicar em File > New > Jasper Report

9) Agora, devemos selecionar um template, neste exemplo usaremos “Blank A4 Landscape” e em seguida, clique em Next.

10) Na tela seguinte iremos selecionar a qual Projeto este template será associado, neste caso a opção relatorio_teste, conforme a imagem:
Dica: O nome do template deve ser renomeado para o nome utilizado no Projeto e no Data Adapter, neste caso relatorio_teste

11) Agora vamos configurar o nosso Dataset, para isto clique no ícone marcado na imagem abaixo:

12) Na tela abaixo, selecione o Data Adapter criado (relatorio_teste) e no box Language selecionaremos a opção xPath, conforme é demonstrado abaixo:

13) Neste passo, iremos criar a expressão responsável por selecionar os dados contidos no arquivo XML, para isso digite o seguinte: /root/service/cp/metric e em seguida clique em Read Fields
Note que agora os campos filtrados pela expressão estão na parte inferior da tela, bastando clicar em OK.
Para saber mais sobre Xpath, clique aqui.

13.1) Localize a árvore service, e clique com o botão direito do mouse em cima de host_name, selecionando a opção Add node as field(using absolute path), como demonstrado na imagem abaixo:

13.2) Repita o passo 13.2, mas agora para o campo service_description. Ao final, clique em OK

14) Note que agora, na tela principal do JasperStudio, já é possível ver todos os campos disponíveis para uso, conforme a imagem abaixo:

15) Iremos agora clicar no campo host_name e arrastá-lo para o centro da tela, na seção Detail, ficando da seguinte forma:

16) Repetiremos o passo 14, agora selecionando e arrastando os campos service_description e value, ficando como na imagem abaixo:
Dica: A fonte utilizada deve ser DejaVuSans, pois ela é comum entre diferentes sistemas operacionais.

17) Iremos agora, renomear os campos de título host_name, service_description e value, para Host, Serviço e Valor respectivamente.
Após renomear, negrite os campos, ficando como na imagem a seguir:

18) Agora vamos nos atentar a seção Title, pois iremos inserir o titulo que será exibido no nosso relatório, para isso, do lado direito, na seção Pallete iremos selecionar e arrastar o elemento
Static Text e escrever: Relatório Teste. Feito isto, iremos ajusta o tamanho da fonte para 20 e iremos usar a fonte DejaVu Sans, ficando como na imagem abaixo:
Dica: A fonte utilizada deve ser DejaVuSans, pois ela é comum entre diferentes sistemas operacionais. Fontes que não atendam esse premissa, irão causar erro na hora de gerar o relatório, não exibindo os dados na tela.

19) Vamos inserir agora um logo para o nosso relatório, neste exemplo iremos usar o logo da OpServices, disponível aqui. Para isso selecione o elemento Image e o arraste para dentro do relatório. Será exibida uma nova tela conforme abaixo:
Dica: A imagem do logo deve estar dentro do diretório JaspersoftWorkspace > relatorio_teste

20) Selecione a opção “Absolute Path in the filesytem”  e escolha a imagem referente ao logo e clique em OK:

Dica: Atente-se ao caminho absoluto da imagem, que é diferente entre máquinas Windows e Linux:

  •  Para máquinas Linux, o caminho da imagem deve ser: ./nome_da_imagem.png, caso contrário não irá gerar o relatório.
  •  Para máquinas Windows, o caminho da imagem deve ser: .\nome_da_imagem.png, caso contrário não irá gerar o relatório.
     

21) Agora selecione a imagem do logo e na parte direita da tela, nas propriedades da imagem, redefina os valores para o campo Location para x: 0px e y: 1px e dp campo Size para w: 100px e h: 52px, como na imagem a seguir:

22) Repetiremos o passo anterior, ajustando os valores do campo de texto, corrija os valores de Location para  x: 102px e y: 1px  e Size para w: 698px e h: 30px.
Se tudo deu certo, teremos o seguinte resultado:

23) Vamos agora visualizar como ficou o relatório, clicando em Preview.

24) A tela abaixo irá exibir o resultado final, de maneira que teremos o resultado final como na imagem abaixo:

25) Iremos agora compilar o relatório e para isso, iremos clicar no menu Project e em seguida Build Project. Feito isto, teremos a seguinte árvore de arquivos:

26) Agora precisamos preparar o relatório para poder envia-lo para o OpMon e para isto iremos até o diretório JaspersoftWorkspace. Iremos compactar o diretório relatorio_teste, mantendo o nome o mesmo, utilizando o formato .zip
O resultado deve ser como na tela abaixo:
Dica: O formato de compressão sempre deve ser .zip

27) Agora vamos acessar o OpMon e escolher onde iremos salvar o relatório, neste exemplo o mesmo será salvo dentro de Capacidade/Performance. Selecionaremos a opção Customizadas e em seguida clique no botão carregar novo relatório personalizado, como na imagem abaixo:

28) Para testarmos o relatório, selecione um IC e um AIC, conforme a imagem, e clique em gerar relatório:

29) Se tudo deu certo o resultado será como na imagem abaixo:

30) Este relatório está disponível aqui para download.

Updated on April 27, 2017

Was this article helpful?