Objetivo
Este vídeo tem o intuito de falar sobre quais os requisitos mínimos para instalação do OpCEM.
Público-alvo
Analistas da qualidade ou responsáveis pela área de teste que tem interesse efetuar a instalação do OpCEM para a realização de testes automatizados.
Este vídeo compõe a trilha de treinamentos oficiais da OpServices, para se matricular em qualquer treinamento Online disponibilizado basta acessar nossa área de treinamentos e fazer o seu cadastro, é totalmente gratuito e está disponível para todos os interessados. Clique aqui para acessar nosso canal de treinamentos.
A informação abaixo é destinada a fornecer orientações gerais sobre os requisitos de hardware necessários para executar o OpCEM.
É necessário a disponibilização de um (1) servidor físico ou virtual atendendo aos requisitos mínimos aceitáveis para a instalação do OpCEM, embora estes possam variar de acordo com os requisitos da aplicação monitorada, conforme a tabela abaixo:
Observações:
- A resolução da tela do console local deve ser no mínimo de 1024 x 768;
- O usuário deve ser Administrador Local e não do domínio;
- A criação do robô deve ser feita através do console local. O acesso remoto, via TeamViewer, TSClient ou outros pode causar diferenças de imagens, e com isso, dificultar a criação e manutenção dos robôs.
- É importante considerar que estas especificações foram estabelecidas para equipamentos físicos. O uso de máquinas virtuais causa degradação de performance quando – no mesmo host – outras máquinas virtuais também são hospedadas, consumindo recursos compartilhados (como processador, memória e disco), invalidando estas especificações;
- Por causa dos recursos de hardware compartilhados as máquinas virtuais podem não ser capazes de atender às necessidades de grandes ambientes de hardware, mesmo com melhorias de desempenho, assim recomendamos a instalação em um servidor físico em detrimento a uma máquina virtual;
- Os requisitos acima são os considerados recomendados para melhor performance, podendo haver necessidade de incremento, caso exista necessidade de aumentar o desempenho do sistema ou de acordo com a aplicação monitorada;
- O cliente pode optar por utilizar menos recursos que o recomendado, porém assume a responsabilidade que em caso de degradação de performance e/ou limitação de recursos que impeçam o funcionamento pleno da plataforma seja necessário que se façam upgrades.