Objetivo
Descrever o passo a passo para habilitar a opção de projeção futura no relatório de Capacidade/Performance.
Público-alvo
Administradores e usuários do OpMon que necessitam se antecipar a possíveis esgotamentos ou ociosidade de recursos no futuro, com base nas informações históricas do mesmo.
Pré-requisitos
- OpMon 6.4 ou superior;
- O layout do relatório deve ser do tipo “Padrão” para que a opção de projeção futura fique disponível para seleção.
O primeiro passo para que seja possível identificar a projeção futura de um determinado elemento é acessar o relatório de Capacidade/Performance, para isso, posicione o ponteiro do mouse sobre o módulo de Relatórios e em seguida selecione a opção Capacidade/Performance.
Nessa área, selecione a opção “Padrão“no campo de Layout, e no campo Período selecione o período ao qual você deseja utilizar para comparação. É importante destacar que a seleção do campo Período impactará diretamente na projeção, uma vez que o período selecionado nesse campo será usado como base para a realização do cálculo de projeção futura. Ou seja, utilize preferencialmente, no mínimo o mesmo período histórico que você deseja prever. Por exemplo, se quiser fazer uma projeção futura de 6 meses, utilize no mínimo 6 meses de dados históricos para obter um resultado mais assertivo.
Em seguida, selecione o Corte de tempo e o Objeto do qual você deseja realizar a projeção futura.
Agora, determine o período da projeção futura, para isso clique sobre no botão de Opções avançadas e em seguida selecione a opção Projeção futura e selecione o período.
Depois de determinados os parâmetros para a geração do relatório, basta clicar em “Gerar relatório”
Visualizando o relatório gerado
Após gerar o relatório, observe que uma área em amarelo será representada no gráfico, esta área representa a projeção futura, onde é possível observar as métricas relativas a projeção normal, otimista e pessimista relativa ao elemento. Aproveite para posicionar o ponteiro do mouse para obter informações quanto ao dia/hora e o valor projetado.
Aproveite para observar o gráfico abaixo, onde é demonstrado um exemplo de projeção futura onde haverá estouro de capacidade. A linha horizontal demonstra o limite do recurso, onde é possível observar que em períodos diferentes (para este caso) as métricas de projeção atingem este limite:
Observe que ao posicionar o ponteiro do mouse no ponto onde haverá o estouro do recurso, é possível observar o valor, data e hora que isso ocorrerá:
Outra possibilidade para observar a mesma informação, é expandindo os dados da métrica, clicando no ícono relativo à expansão, conforme demonstrado abaixo:
Em seguida você verá uma tela similar a abaixo apresentada, onde é possível visualizar a “data final” do recurso: